Eu aposto que na infância você já brincou de vender pulseirinhas feitas de miçangas, desenhos e até suco de limão na frente de casa, estou certo?
E, provavelmente você não sabia que estava iniciando uma prática muito importante: o empreendedorismo.
O empreendedorismo pode ser entendido como a capacidade de identificar problemas e oportunidades, e a partir disso, desenvolver soluções criando algo positivo para a sociedade.
A educação empreendedora é motivadora aos alunos principalmente na construção de ideias inovadoras, e auxilia a formação de cidadãos críticos e autônomos.
Como vimos, é possível trabalhar com a Educação Empreendedora tanto com crianças como adolescentes (e até mesmo adultos, se estivermos falando de faculdade).
O empreendedorismo e a educação podem até parecer dois universos distantes, mas com um olhar apurado é possível identificar que a criação de projetos e soluções para problemas complexos, uma prática característica do empreendedorismo, também é importante nos processos de aprendizagem de jovens.
Até mesmo a proposta do Novo Ensino médio inclui o tema nas escolas!
Transformação de práticas na escola:
- Cocriação
- Colaboração
- Corresponsabilidade
- Escuta
- Experimentação
- Metodologias ativas
- Riscos/aceitação de erros.
- Desenvolvimento de liderança;
- Senso de responsabilidade;
- Aumento de independência.
“A educação empreendedora visa estimular o desenvolvimento de competências para que crianças e jovens cresçam empoderadas, autoconfiantes e certas de que são capazes de realizar seus sonhos e projetos de vida” define especialista em Cultura Empreendedora do Sebrae.
Para desenvolverem seus projetos pedagógicos, as escolas podem contar com apoio de ONGs e entidades que desenvolvem projetos voltados ao empreendedorismo.
Uma forma para começar a se aproximar da equipe docente e contagiar positivamente a escola com os valores da Educação Empreendedora é propor inovações na própria gestão escolar, como criar um plano de ação para implantar oficinas de estudo, pesquisa, construção de conhecimentos e experimentação de práticas pedagógicas sobre o tema.
Por fim, formar cidadãos autônomos e proativos e construir relações interpessoais saudáveis são objetivos-chave da Educação empreendedora.