Muitos pensam que investir em marketing é caro, mas não é bem assim. O marketing agrega inúmeras possibilidades e, entre elas, estão as estratégias baratas. Então, para você investir na sua instituição de ensino, atrair mais alunos e ser reconhecido no segmento, preparamos um conteúdo exclusivo sobre marketing para escolas.
Qual a importância do marketing para escolas?
Muitas vezes, instituições de ensino não costumam dar muita importância para o marketing, pois os gestores estão preocupados com a educação — o que é muito importante.
É válido lembrar uma instituição de ensino também é uma empresa, por isso, precisa manter uma boa saúde financeira. Para que isso aconteça é fundamental ter um bom número de alunos e é o marketing que fará isso ser possível.
Estratégias de marketing para escolas
O primeiro passo é fazer com que as pessoas conheçam a escola. A instituição está presente nas redes sociais? Possui um site? Marque presença on-line.
1- Site: algumas plataformas como o Wix oferecem ferramentas intuitivas para criação de sites. Além disso, os planos premium possuem inúmeras vantagens e não são caros. No site, você pode trazer as informações sobre a escola: quadro de professores, quais materiais didáticos são usados e se a escola é voltada para o ensino infantil, fundamental ou médio.
2- Redes sociais: crie páginas e perfis em redes sociais como Facebook e Instagram. Essas redes são gratuitas e vão te ajudar a exibir a escola. Você pode compartilhar o dia a dia de trabalho com imagens, postar informações e curiosidades sobre a instituição e trazer conteúdos relevantes para engajar os seguidores.
3- Google: a rede mais famosa de pesquisa do mundo vai te ajudar — e muito — na divulgação da escola. Você pode criar um perfil no Google Meu Negócio. Por meio dessa ferramenta, você pode ser encontrado nas buscas no Google e no Google Maps. E o melhor? O Google Meu Negócio é gratuito.
Invista em conteúdo
Outra estratégia importante para gerar mais resultados para sua escola, é investir em conteúdo. Depois de exibir a instituição, você vai mostrar que a escola entende do assunto por meio de conteúdo relevante para o seu público. Dessa maneira, novos alunos serão atraídos.
E-mail marketing: você possui os e-mails dos alunos e/ou pais de alunos que estão matriculados na escola? Crie uma lista de e-mails. Você pode compartilhar informações, novidades e conteúdo via e-mail marketing.
Blog institucional: dentro do site da escola, separe uma aba para um blog. Você pode pedir para que os professores escrevam sobre temas relacionados às matérias lecionadas,e até mesmo sobre dicas de vestibulares e de como se preparar para o ENEM. O blog também pode ser atualizado com informações sobre eventos, desempenho de alunos e dicas sobre estudos.
Vídeos: algumas pessoas preferem assistir vídeos a ler artigos, por isso, produza vídeos com os temas abordados no blog. Não é necessário fazer um vídeo muito elaborado, mas um vídeo explicativo e claro. Esses vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais, no YouTube, no Google Meu Negócio e até mesmo no WhatsApp.
Foque no relacionamento
Programa de fidelidade: para fidelizar alunos e evitar evasões no meio do ano letivo, você pode oferecer descontos na rematrícula ou na mensalidade para alunos veteranos.
Descontos: crie um programa de descontos para quem já é aluno e para quem está começando. Por exemplo: desconto para quem indica e para quem é indicado. 5% de desconto para o aluno que indicou e 5% de desconto para o novo aluno que se matriculou.
Tour: organize tours pela instituição para que as pessoas possam conhecer a estrutura e o ambiente escolar.
Eventos: é possível fazer eventos dentro do horário de funcionamento da escola e sem gastar muito. A instituição pode organizar uma feira de profissões e expor trabalhos dos alunos, por exemplo. É importante que esses eventos sejam abertos também para pessoas de fora. Assim, todos podem conhecer o trabalho desenvolvido na escola.
Melhores resultados sem gastar muito
Uma das principais vantagens em investir em marketing é conseguir novos alunos. Assim, as vagas são preenchidas e a instituição pode maximizar seus ganhos. Além disso, o marketing para escolas traz inúmeras outras vantagens como:
- Reforça o relacionamento com alunos antigos
- Diminui a evasão escolar
- Aumenta a satisfação dos estudantes
- Melhora o reconhecimento da instituição