Um dos maiores desafios na educação atualmente é o desinteresse dos alunos, e a gamificação surgiu para dar o fim nisso, principalmente pela tecnologia ser a linguagem mais utilizada pela geração dos anos 2000. São crianças e adolescentes que já nasceram conectados, e grande parte dos alunos são apegados a jogos digitais.
Que tal aproveitar e utilizar os jogos para fins pedagógicos?
Gamificar não é apenas usar jogos prontos, mas sim utilizar elementos dos games para promover a aprendizagem e desenvolvimento pessoal dos alunos de forma lúdica!
- Missões e desafios
- Pontuações e rankings
- Prêmios
- Criação de avatares e cenários
- Trabalho em Equipe
- Alcance de objetivos
- Resolução de problemas
Esse é um tipo de estratégia de aprendizagem que tem se intensificado cada vez mais nas escolas, principalmente após a pandemia do Novo Coronavírus.
O potencial da gamificação na educação é grande, pois desenvolve competências socioemocionais sobre o aluno. É provocativo aos estudantes pois se trata de competitividade, socialização, e o desejo de ser recompensado junto com a sensação de vitória.
Ao jogar, o aluno consegue aprender de forma facilitada por meio da prática e da diversão que a atividade proporciona, que no ensino tradicional, poderia gastar um tempo consideravelmente maior para aprender e memorizar, dependendo da facilidade que o indivíduo tem com a matéria.
A cada final de etapa ou fase do jogo, é importante que se tenha um feedback para que o aluno saiba sobre seu desenvolvimento na matéria, onde está errando e qual o motivo. Com as plataformas, o professor consegue verificar onde o aluno errou para que verifique os pontos fracos que precisam ser reforçados durante a aula.
O ambiente de aprendizagem pode ser motivador, e atualmente contamos com ferramentas para que isso ocorra. Essa é uma das ótimas formas de ganhar a atenção do alunos e fazer com que eles se divirtam aprendendo.