Ter que pensar diariamente em qual alimento colocar na lancheira para seu filho é angustiante.
Pouco tempo, sem criatividade e baixa aceitação por parte da criança torna essa função estressante e por isso sempre apelamos para o mais fácil, o mais prático e que com certeza a criança vai adorar: suco de caixinha/ bisnaguinha com Nutella / bolacha recheada / biscoitinhos e outros pacotinhos que nada mais são, que os produtos ultraprocessados!
Você sabia que os produtos ultraprocessados já não são mais considerados alimentos?
Pois é, ele não contém a matriz alimentar e sim muitos aditivos como corantes, conservantes, edulcorantes e reguladores de sabor que fazem esses produtos se parecerem ou melhor, imitarem o alimento.
Esses produtos são extremamente prejudiciais porque além de serem pouco nutritivos, contém muito sal e açúcar sendo responsáveis pelo aumento da obesidade, diabetes, hipertensão entre outras em crianças e adolescentes.
Por incrível que pareça, uma alimentação saudável não é apenas uma questão de contagem de calorias e nutrientes.
Ela envolve questões muito maiores, pois também está relacionada com sustentabilidade, cadeia de produção dos alimentos, comidas regionais e afetivas, questões econômicas e culturais e muito mais.
Sabemos da importância que é ter uma alimentação saudável em todas as fases da vida independente do estado de saúde! Neste aspecto, não há o termo privação alimentar e sim adequação.
Acreditamos que quando se desenvolvem hábitos alimentares saudáveis desde cedo em uma criança, ela os levará consigo no decorrer de sua vida.
E nesse processo, a família representa o principal fator de influência sobre o padrão alimentar.
Os pais são os responsáveis pela oferta de alimentos, portanto suas escolhas influenciam, significativamente, no desenvolvimento dos hábitos alimentares de todos que ali convivem.
Dessa maneira, as lancheiras das crianças refletem os hábitos alimentares da família!
E claro, a lancheira por estar em um ambiente escolar, se torna ainda mais importante na contribuição da sua formação.
Por estar inserida em todas as dimensões do aprendizado, a escola é um importante espaço de intervenção cultural na promoção da saúde e um ambiente favorável para a formação de hábitos de vida saudáveis.
Vamos juntos caprichar na lancheira das crianças?
Assumir essa responsabilidade, abraçar todas as possibilidades de combinações e colocar muito amor e afeto na alimentação dos nossos filhos?
Nesse livro digital Receitas de Lancheira não apresenta apenas receitas, também orienta em como se organizar e planejar as escolhas durante a semana.
Com ele, você já poderá colocar em prática, as combinações simples e práticas para descomplicar a lancheira saudável.
Para adquirir o livro digital, basta clicar aqui e logo em seguida clicar na opção “Meu livro digital Receitas de Lancheira”.
Sobre a Autora
Juliana Marin é nutricionista formada pela USP – Universidade de São Paulo, com mestrado em Fisiologia do Exercício pela Universidad de Barcelona.
Há 7 anos se dedicou a Projetos de Educação Nutricional em escolas em conjunto com outras ações que promovam alimentação saudável como a fundação da CSA Boituva (Comunidade que Sustenta Agricultura) e consultório particular.
Atualmente reside em Barcelona, Espanha, para uma especialização em Nutrição Esportiva para o Futebol ministrada pelo Barça Innovation Hub.
Seus atendimentos em consultório particular estão voltados para a melhora de rendimento de crianças e adolescentes atletas e também presta assessoria para centros educativos no setor público.
Instagram: instagram.com/juliana_marin_nutri