Problemas da Visão e a Aprendizagem das Crianças

Qualquer condição que dificulte a visão ou o seu processamento pode resultar em problemas de aprendizagem para crianças e adolescentes.

Distúrbios da visão podem interferir na leitura, escrita e no desenvolvimento cognitivo.

O olho é, literalmente, uma extensão do cérebro.

Estima-se que mais de 60% do cérebro tenha algumas funções associadas à entrada da visão.

Em comparação com o sentido do tato (8%) e audição (3%), os olhos são, de longe, os dispositivos de entrada dominantes para o cérebro.

Por causa disso, qualquer condição que dificulte a visão ou o processamento da visão pode resultar em problemas de aprendizagem. Essas condições variam de leves a graves.

Quando diagnosticadas e tratadas precocemente, as crianças têm mais chances de aprender com eficiência, American Optometric Association Journal.

Segundo o pediatra optometrista Dr. Russel Lazarus, 4/2020, aproximadamente 80% de todo o aprendizado vem através das vias visuais.

Qualquer interferência nestas vias pode inibir uma criança de desenvolver seu potencial pleno de aprendizagem.

De acordo com a American Optometric Association (AOA), 25% de todas as crianças, ou 1 em cada 4 alunos, têm um problema de visão significativo, o suficiente para afetar seu aprendizado.

Uma criança pode passar em um exame oftalmológico de acuidade visual e ainda ter um problema de visão não detectado, principalmente porque a visão 20/20 (aquela que é considerada normal) não indica um funcionamento “perfeito” das habilidades visuais.

Em outras palavras, os problemas visuais não decorrem apenas da visão embaçada, mas também podem ser causados por habilidades visuais reduzidas.

Dificuldades de aprendizagem são problemas que uma criança tem ao fazer certas tarefas.

Essas tarefas exigem leitura, escrita, raciocínio matemático, audição, fala ou concentração.

Uma criança com dificuldade de aprendizagem processa o que lê e ouve de forma diferente.

Normalmente, quando lemos, o cérebro conecta as palavras que vemos com seus significados, experiências ou informações familiares.

As crianças com dificuldades de aprendizagem lutam para processar essas conexões. Kierstan Boyd e Stephen N Lipsky MD da American Academy of Ophthalmology, apr/2022.

Causas e Dificuldades de Aprendizagem

Muitas vezes, a causa e a dificuldade de aprendizagem não são conhecidas.

No entanto, existem certos fatores de risco para ter uma deficiência de aprendizagem. São eles:

  • Ter membros da família com dificuldades de aprendizagem (herança)
  • Nascer prematuro
  • Experimentar estresse físico antes, durante ou depois do nascimento
  • Infecção no sistema nervoso central, como meningite
  • Ferir ou bater a cabeça gravemente

Fortes habilidades visuais são essenciais para todos os aspectos da aprendizagem.

Os problemas de visão não desaparecem por conta própria e persistirão na idade adulta se não forem tratados.

Em muitos casos, os adultos nem percebem que suas dificuldades são causadas por um problema de visão, levando anos evitando atividades difíceis.

Portanto, é essencial obter um diagnóstico preciso para o problema de visão e um tratamento adequado o mais cedo possível. 

Problemas de visão podem afetar:

LeituraOrtografia
CaligrafiaCompreensão de leitura
Conclusão da lição de casaDesempenho em sala de aula
Concentração e atençãoArtes visuais

A Importância da Leitura

A leitura não é apenas divertida e necessária, ajuda a desenvolver as habilidades linguísticas de uma criança, além de enriquecer o seu vocabulário.

A capacidade de ler é essencial para a comunicação e realmente abre o mundo para uma criança.

Ler livros ensina as crianças sobre o passado, presente e o futuro, além de conhecer diferentes culturas, histórias e sociedades.

Ele permite que uma criança use sua imaginação e é uma ótima ferramenta para relaxar.

O sistema visual é aquele que detecta e interpreta luz e imagens, levando a informação ao cérebro que, por sua vez, analisa e sintetiza e dá a dimensão necessária para os demais sentidos.

Sacadas e Integração Visomotora

Sacada é uma habilidade que permite ler frases de maneira fluida, com os dois olhos se movendo suavemente pela linha, em coordenação.

Sem sacadas, uma criança pode omitir palavras em uma frase ou fazer suposições, preenchendo palavras que podem não aparecer na página.

A integração visual é uma habilidade que permite à criança ler as palavras corretamente, vendo as formas e a ordem das letras com precisão.

Sem integração visual e ou visomotora, a criança pode confundir letras de formato semelhante.

Sem lateralidade, uma habilidade que se enquadra na integração visual, a criança terá dificuldades para ler da esquerda para a direita ou do topo da página para a parte inferior.

Ortografia e as Habilidades Visuais

A ortografia é importante porque facilita a capacidade de leitura, pavimentando a conexão entre sons e letras, e permitindo o aprendizado e a proficiência na língua portuguesa.  

Habilidade para Acompanhar/Seguir:  permite que a criança leia uma palavra, uma letra por vez, com movimentos binoculares lentos e suaves. Permite que seus olhos digitalize uma palavra para lê-la com precisão. Sem essa habilidade visual, uma criança pode omitir sons e letras. Essas omissões geralmente levam a erros de ortografia.

Habilidade de Foco: permite que a criança veja uma palavra de forma clara e confortável. Assim como uma câmera fotográfica precisa estar em foco para capturar uma imagem nítida, o mesmo acontece com os olhos quando se trata de ver uma palavra com absoluta clareza.

Habilidade Visual Necessária para a Caligrafia

A caligrafia legível é um requisito educacional essencial para um bom desempenho em exames e tarefas. A caligrafia legível também é importante para fazer anotações à mão, o que é crucial para alunos de todas as idades, porque facilita a atenção e o entendimento.

Habilidades Visuais Necessárias para Escrever à Mão:

Habilidades Motoras Visuais Finas:  permitem que a criança escreva letras de tamanho apropriado, de maneira elegante. A redução das habilidades motoras visuais finas pode fazer com que a criança pressione com muita força a página ao escrever, o que pode levar à fadiga muscular ou lesões no tendão dos músculos da mão e do pulso.

Habilidade da Percepção Visual: permite processar informações visuais, como a forma e o som de uma letra ou uma palavra completa. Este processo cognitivo é necessário para desencadear uma resposta motora no subconsciente, inicialmente vendo a palavra em sua cabeça e depois escrevendo as letras e palavras.

Uma combinação dessas habilidades garante que a sequência de letras seja escrita dentro das linhas, orientada corretamente, com tamanho consistente e espaçada apropriadamente, Dr. Russel Lazarus, Pediatric Optometrist – 4/2020

A Importância da Compreensão da Leitura

Compreender a leitura é essencial para processar e recordar o que foi lido.

As dificuldades de compreensão de leitura afetarão a capacidade da criança de responder a perguntas com base no texto.

Além disso, uma criança pode ficar frustrada por não entender completamente o que está sendo lido, podendo evitar completamente a leitura.

Habilidades Visuais Necessárias para a Compreensão da Leitura

Memória Visual:  permite que a criança visualize, ou imagine, a cena de um livro em sua mente. A visualização permite uma maior compreensão do texto e, consequentemente, melhora sua capacidade de lembrar o que foi lido.

Convergência:  permite que a criança foque os dois olhos para dentro, para ver uma imagem com clareza. A convergência é uma habilidade essencial para ler, assim como olhar para uma tela de computador, confortavelmente, por um longo período de tempo.

A Insuficiência de Convergência é um dos problemas visuais mais comuns experimentados por até 15% de todas as crianças.

Habilidades Visuais Necessárias para Concentração e Atenção

Visão Periférica: a visão periférica permite que você veja o que está acontecendo ao seu redor, sem ter que virar a cabeça. Essa habilidade permite que uma criança atenda a uma tarefa sem se distrair facilmente com ruídos ou movimentos em seu ambiente.

Motricidade Visual Grossa: permite que a criança se sente à mesa, com a postura ereta correta, permitindo maior atenção ao trabalho escolar e à lição do professor. Uma criança com habilidades motoras visuais grossas reduzidas normalmente exibe má postura enquanto está sentada atrás de uma mesa, resultando em uma incapacidade de se concentrar adequadamente.

Habilidades Visuais Necessárias para um Bom Desempenho em Sala de Aula

Acuidade de Visão Central: permite que a criança veja imagens distantes com clareza. Essa habilidade é necessária em sala de aula por diversos motivos, sendo um deles a capacidade de ver claramente o que está escrito no quadro negro/branco.

Flexibilidade de Acomodação:  permite alternar o foco de imagens próximas para imagens distantes. Essa habilidade é necessária para fazer anotações no quadro branco/lousa, olhando do quadro/lousa para o livro, e após, de volta para o quadro/lousa, continuamente.

A American Optometric Association, sugere um exame oftalmológico abrangente que é necessário para determinar se os distúrbios visuais estão contribuindo para os problemas de aprendizagem.

A simples correção de erros de refração, como miopia e astigmatismo, pode resolver muitos problemas de maneira rápida e fácil.

Outras condições, como a incapacidade de os olhos trabalharem confortavelmente juntos (visão binocular) e focarem adequadamente (acomodação), também são testadas durante um exame oftalmológico.

Testes para ambliopia, às vezes chamado de olho preguiçoso, também serão realizados.

Alguns médicos pediatras optometristas, que se especializam em problemas de aprendizagem, relacionados à visão, podem ter uma bateria mais extensa de testes que geralmente incluem testes com lápis e papel, testes de memória visual, testes de percepção com cópia de formulários e testes de eficiência de leitura.

Os pais e a escola precisam estar atentos.

Após e o diagnóstico, feito por um oftalmologista pediátrico ou optometrista, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para evitar maiores consequências, principalmente no atraso escolar. 

Experimente o GALILEU

Para ter acesso ao Portal dos Pais e Alunos, você deve ter um usuário e senha gerado pela sua instituição de ensino. Não é possível criar uma conta de aluno ou responsável através deste site.

Caso você não tenha recebido os dados de acesso, entre em contato com a instituição de ensino responsável.

Ao informar os dados eu estou de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso