A importância da Educação Física e seu Impacto no Aprendizado e na Saúde das Crianças e Adolescentes

Como pais, aqui no GALILEU, não poderíamos deixar de discorrer sobre esse tema tão fundamental para a saúde das nossas crianças nos dias atuais, na era das hamburguerias que se multiplicam em todo o país.

As crianças adoram se levantar e se movimentar ao longo do dia, seja em casa ou na escola.

Na escola, a atividade física quebra a monotonia e deixa as crianças animadas e ativas para participarem das aulas, além de permitir que elas extravasem o excesso de energia.

A atividade física é uma parte essencial da educação, pois tem reflexo direto na saúde, principalmente nos dias atuais, na era do fast food, e deve ser incorporada ao dia a dia da criança, seja brincando em casa, com os amigos, no parquinho ou nas aulas de Educação Física.

A história da educação física tem suas origens na Grécia antiga, em 386 AC. Platão ajudou a difundir a consciência da aptidão física através da educação.

Eles descobriram a importância de explorar os níveis de condicionamento físico de uma pessoa, entendendo seu corpo, isso levou à progressão da sociedade grega.

Neste período, a educação física provou ser importante porque era uma necessidade no treinamento de soldados e atletas gregos.

A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica. No entanto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já em vigor, permitiu recentemente que, no caso do Ensino Médio, as escolas oferecessem essa e outras disciplinas como itinerário formativo à escolha dos alunos, com exceção da Língua Portuguesa e Matemática, que são os únicos obrigatórios.

Trata-se de uma possibilidade estabelecida pelo Ministério da Educação e, deste modo, algumas Secretarias de Educação estão reduzindo a carga horária da disciplina de Educação Física.

Para o Conselho Federal de Educação Física, CONFEF, órgão federal que regulamenta o Ensino de Educação Física no Brasil, a Educação Física na escola faz parte do currículo de todos os países do mundo (UNESCO, 2014), e é obrigatória em 94% deles. Isso mostra que se trata de uma disciplina reconhecidamente importante, porque a sua presença no currículo é transversal aos países, continentes e culturas.

A legitimação de uma disciplina é importante, porque nenhuma delas tem um estatuto vitalício no currículo nacional. Os currículos resultam de decisões políticas e de representações sociais.

Por esta razão, qualquer disciplina é suscetível de um dia poder sair do currículo ou ver a sua importância ser aumentada ou diminuída.

Para entrar no currículo escolar e permanecer ao longo de tantos anos, a Educação Física tem conseguido justificar-se ao longo dos tempos como uma disciplina importante e que contribui para a saúde e formação do indivíduo socialmente integrado.

A Fundação Nemours for Kidshealth.org, dos Estados Unidos, ressalta a importância das aulas de Educação Física nas escolas, pois são muitos os benefícios físicos, sociais e emocionais em fazer com que as crianças participem de atividades físicas frequentes.

A falta de atividade física leva, com certeza, a problemas de saúde no futuro, juntamente com efeitos negativos para o bem-estar mental e social do indivíduo.

Segundo o CONFEF, entre crianças e adolescentes, a escola é considerada um importante contexto para a promoção da saúde, e a atividade física e a aptidão física não são exceção.

Entende-se que a compreensão do significado contribuirá para que os alunos aprendam conhecimentos que conduzam à autonomia no que diz respeito à tomada de decisão por ser fisicamente ativo, bem como, de praticar atividade física sem a supervisão de um Profissional de Educação Física, o que se apresenta como um dos desafios da Educação Física Escolar.

A participação em programas de Educação Física de qualidade melhora a saúde física, diminui as condições crônicas de saúde mental e cria resiliência socioemocional.

Ele também fornece uma porta de entrada de alto impacto/baixo custo para a participação vitalícia em atividades físicas ao longo da vida.

O CONFEF ressalta que, a redução da carga horária de Educação Física implicará em sérios prejuízos ao pleno desenvolvimento das crianças em idade escolar.

A Educação Física carece de orientação especializada do profissional para o ensino de qualidade, visto não existir abordagem genérica de ensino que dê conta da diversidade de competências a serem desenvolvidas nas crianças e ou adolescentes.

Os jovens precisam de motivação, confiança, competência motora, conhecimento e compreensão, para usufruir dos benefícios das atividades físicas. Isso se aprende nas aulas de Educação Física, para ser aplicado na vida.

Os aspectos citados apresentam evidências científicas com impactos na melhoria do rendimento escolar, da aptidão física relacionada à saúde, no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, na diminuição dos comportamentos sedentários que, entre outras doenças, geram obesidade e alguns tipos de câncer.

O exercício regular estimula e fortalece os ossos, proporciona um peso corporal saudável e até permite um sono melhor.

Participar das aulas de Educação Física pode até incentivar as crianças a comer melhor, pois seus corpos naturalmente precisarão de mais energia para se manterem ativos.

As aulas de atividade aeróbica também ajudarão na saúde dos vasos sanguíneos e do coração.

As crianças estão se desenvolvendo em todos os sentidos, e o desenvolvimento físico é incrivelmente importante.

Crianças ativas terão menos problemas com pressão arterial e colesterol, além de diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo-2.

O exercício adequado e variado também pode ajudar as crianças com sua resistência, força e flexibilidade. Além disso, promover um ambiente em que as atividades saudáveis ​​sejam normalizadas ajuda a estabelecer um estilo de vida saudável nos próximos anos.

À medida que fornecemos às crianças oportunidades de desenvolvimento acadêmico, devemos ter certeza de fazer o mesmo quando se trata de incentivar à saúde física. Nemours Foudation for Kidshealth.org

O CDC, Centers for Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos, define Educação Física como uma disciplina acadêmica caracterizada por um currículo planejado e sequencial, baseado nos padrões internacionais de estudos sobre a sua prática, que fornece conteúdo cognitivo e instrução destinada a desenvolver habilidades motoras, conhecimento e comportamentos aos indivíduos.

Para o CDC, as aulas de Educação Física abrem uma janela de oportunidades para as crianças e adolescentes adquirirem bons hábitos.

Apoiar as escolas a estabelecerem Educação Física diariamente pode fornecer aos alunos a capacidade e a confiança para serem fisicamente ativos por toda a vida

As crianças que praticam atividades físicas durante as aulas de Educação Física, orientadas por um profissional habilitado, tendem a ter mais oportunidades de brincar com os outros.

Eles aprendem a trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum. Passar uma bola, correr num revezamento, jogar amarelinha e contar quanto tempo um parceiro pode fazer bambolê permitem que as crianças tenham a chance de torcer para e com os outros.

Eles podem ajudar uns aos outros a subir a escada de um escorregador alto e torcer enquanto descem. Eles desafiam uns aos outros a balançar mais alto ou correr mais rápido de maneira amigável. Gastar energia enquanto está com outras pessoas também ajuda na resolução de conflitos.

As crianças ficam menos irritadas e frustradas quando podem trabalhar suas emoções de maneiras diferentes.

Às vezes, simplesmente dar um passeio ao ar livre pode ajudar a lidar com o humor ou permitir às crianças o espaço de que precisam para resolver seus sentimentos.

De vez em quando, fazer com que as crianças conversem sobre seus conflitos com um colega enquanto batem uma bola para o outro pode produzir melhores resultados do que uma conversa formal.

As atividades físicas orientadas ajudarão as crianças a construir habilidades para a vida que vão muito além do escorregador.

Quando as crianças são fisicamente saudáveis ​​e praticam atividades físicas frequentemente, elas têm uma mentalidade mais saudável e podem reconhecer as capacidades e os limites de seu próprio corpo.

Quando se oferece aos alunos, através da Educação Física, diferentes tipos de esportes e atividades, sejam corridas, saltos, arremessos de bola ou esportes coletivos, as crianças se tornam mais propensas a experimentar coisas novas.

Eles desenvolverão uma visão ampliada do mundo, uma abertura para novas experiências. Nemours Foudation for Kidshealth.org/United States.

Nas aulas de Educação Física, as crianças aprendem a lidar com o estresse de maneira saudável e melhoram a autoestima.

Uma imagem corporal positiva pode começar na pré-escola, quando as crianças aprendem muitas coisas incríveis: que seu corpo tem força para realizar através da educação física (orientada por um profissional habilitado). Isso pode levar a adolescentes e adultos mais ativos e saudáveis.  

As atividades físicas estão ligadas à melhora da função cerebral devido ao aumento de oxigênio e neurotransmissores.

Na verdade, as crianças que são fisicamente ativas desenvolvem habilidades de linguagem mais facilmente.

Elas respondem a estímulos mais rapidamente e, geralmente, desenvolvem mais facilmente as habilidades cognitivas de alfabetização.

A competência de uma criança de se concentrar e aprender está associada às aulas orientadas de Educação Física, juntamente com a capacidade de lembrar e lidar com a frustração.

Isso significa que incorporar atividades físicas no dia a dia favorece a concentração nos estudos, melhorando a experiência de aprendizado da criança.

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