Como evitar a alta rotatividade de funcionários em sua escola

Como evitar a alta rotatividade de funcionários em sua escola

Ter a melhor equipe é um dos sonhos de qualquer gestor, certo? Eis o grande desafio: atrair e reter talentos.

Um dos maiores problemas de um empreendedor é a rotatividade de funcionários(também conhecida como turnover). 

A rotatividade de pessoas pode ser pela alta oferta de oportunidades no mercado de trabalho, ou pode sinalizar algum problema em sua empresa, como baixos salários, condições de trabalho inadequadas, falta de diálogo, flexibilidade etc. 

turnover pode impactar diretamente sua empresa mais do que você imagina, pois além de prejuízos financeiros, falta de entrosamento da equipe, também ocorre a perda da confiança em sua escola e desmotivação dos demais funcionários e alunos.

Confira como a rotatividade de funcionários pode prejudicar a sua escola e como você pode amenizar essa situação:

Alguns motivos para o alto índice de turnover em sua escola

  • Remuneração baixa;
  • Falta de reconhecimento;
  • Baixo investimento nos colaboradores (falta de estratégia de desenvolvimento profissional.);
  • Falta de benefícios;
  • Falta de comunicação
  • Ambiente desagradável

Dicas para evitar a rotatividade de funcionários da sua escola

  • Chegou um colaborador novo na escola? Que tal percorrer toda a escola com ele? Assim, o novo funcionário é apresentado à direção, aos colegas da gestão, aos funcionários da escola e a todos os professores, além de proporcionar um treinamento aos novos funcionários. Dessa forma, gerando proximidade e confiança entre todos;
  • Nos casos de cansaço ou desmotivação, tente saídas pedagógicas para motivá-lo;
  • Ouvir os colaboradores. Não tenha receio em fazer reuniões para entender o que tem feito os colaboradores pedir demissão ou ficarem insatisfeitos;
  • Invista em cultura! É importante ter certeza que aquele funcionário realmente é adequado não só para a vaga, mas para a cultura da empresa, evitando assim com que ele se sinta deslocado, então atente-se na hora da contratação;
  • Ofereça benefícios para motivar a equipe! Afinal, uma pessoa disposta e motivada tende a render mais do que alguém insatisfeito.

Vale ressaltar que, uma boa conversa entre as partes é sempre o melhor ponto de partida. E nem toda insatisfação está ligada diretamente a fatores financeiros, e sim de reconhecimento.

Foque no diálogo com todos os colaboradores, agradeça publicamente os acertos, reconheça o esforço de cada um e mantenha um canal de comunicação sempre aberto.

Uma boa liderança é o primeiro passo para atrair e reter talentos, portanto, antes de qualquer ação, acerte na contratação de um bom líder.

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