Uma das questões que mais nos fazemos quando começamos uma empresa é: “Como nos destacarmos em meio a tantas outras?” – E isso se encaixa também quando falamos de escolas particulares e faculdades.
O que é uma análise de concorrência?
É uma prática para o planejamento e gerenciamento de vendas, bem como para as estratégias de comunicação e marketing.
A análise de concorrência permite identificar riscos e oportunidades e a tomada de decisões. Ela deve ser feita com base em dados concretos, apoiada por uma extensa pesquisa em meios online e offline. É como olhar por outra perspectiva.
Como fazer análise de mercado e concorrência
Além de conhecer sua própria instituição, você tem de conhecer mais sobre seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Tendo definido isso, fica mais fácil identificar com quais empresas a sua compete.
É importante definir objetivos, tendo eles em mente para traçar a estratégia correta para a pesquisa de semelhantes. Assim você procura pelos dados e informações corretas, evitando desperdício de tempo e investimento procurando o que for irrelevante.
Faça também uma coleta de dados utilizando as redes sociais, observando a imprensa e a publicidade, e o famoso Reclame Aqui.
Uma forma de reunir dados é fazendo a Análise SWOT, que leva em consideração fatores de estudo de mercado como preço, canais de aquisição, posicionamento de marca e satisfação de clientes. São reunidas perguntas voltadas a forças (strenghts), fraquezas(weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do negócio.
Após essa jornada de pesquisa e construção de uma análise de concorrência, entenda tudo o que foi coletado e apresente suas próprias conclusões para ver o que pode ser melhorado na sua instituição, montando assim uma nova estratégia de negócio.