É impossível falar de Educação 4.0 sem falar da Indústria 4.0.
A indústria avança a passos largos e a Educação precisa estar sincronizada com as demandas oriundas dessa revolução.
De acordo com o The World Economic Forum (Fórum Económico Mundial), out/2021, que congrega as maiores organizações e lideranças do planeta, em Davos, Suíça, 65% das crianças que ingressam na Educação Infantil terão empregos que ainda não existem.
A Indústria 4.0 está transformando radicalmente o cenário do emprego, bem como os futuros requisitos, de habilidades e competências, para sua conquista.
Essa demanda por novas habilidades será um desafio para a Educação 4.0, pois terá que preparar os jovens de amanhã para desenvolver essas habilidades tão essenciais.
A escola tem que se reinventar, currículos precisam ser reformulados, isto é fundamental para que empresas, governos e indivíduos aproveitem totalmente as oportunidades estabelecidas pela Indústria 4.0 e mitiguem adversidades indesejadas, no momento e no futuro.
A Confederação Nacional da Indústria, define Indústria 4.0 como sendo um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.
Para o Institute Of Entrepreneurship Development (IED), 2021, alcançar a Indústria 4.0 foi um processo muito longo que exigiu o engajamento das mentes mais inovadoras do mundo.
A invenção do vapor, o uso de combustíveis fósseis e, finalmente, o surgimento da eletrônica na década de 1960 foram os impulsos do crescimento econômico.
Agora, novas tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e transformação digital impulsionam a quarta revolução industrial.
Essa digitalização mais ampla da economia impulsionou a Educação que tem muito que correr e se adaptar.
As inovações e tecnologias estão transformando o mundo a uma velocidade espantosa.
Essa evolução técnica leva à Educação 4.0 que precisa preparar os jovens para o ecossistema do futuro.
A Educação 4.0 é uma resposta direta à quarta revolução industrial.
Naveen Joshi, Founder and CEO of Allerin, escreveu para a Revista Forbes, 2022, a Educação 4.0 é uma técnica de aprendizagem que está conectada com a quarta revolução industrial e se concentra em transformar o futuro da Educação por meio de tecnologia avançada e automação.
Tecnologia inteligente, inteligência artificial e robótica fazem parte dessa revolução industrial.
Todos eles estão afetando nossas vidas diárias. As escolas devem preparar seus alunos para um mundo no qual os sistemas ciberfísicos são onipresentes, em todos os setores.
Isso implica incorporar a tecnologia no currículo, alterando totalmente o processo de aprendizagem e aproveitando a tecnologia para aprimorar a experiência na universidade.
A Indústria 4.0 representa um modelo econômico novo e avançado, caracterizado pelo desempenho inteligente, virtual e digital em indústrias de grande escala.
As principais características da quarta revolução industrial nas indústrias envolvem:
Descentralização | As máquinas funcionam de forma independente e as funções são distribuídas igualmente em uma organização. |
Interoperabilidade | Diferentes sistemas podem se comunicar e trabalhar juntos para o sucesso. |
Virtualização | Instâncias virtuais desconectadas de uma versão física oferecendo proteção e aprimorando simulações de treinamento e teste |
Resposta em tempo real | O uso de dados em tempo real por meio de sensores para aumentar as taxas de resposta e manutenção preditiva. |
Modularidade | Fácil conexão e desconexão de módulos para fabricação de produtos exclusivos sem a necessidade de reconfigurar linhas de montagem inteiras. |
Para que os novos padrões da indústria acima funcionem, eles precisam do suporte crítico da Educação 4.0. Para conseguir isso, os jovens precisam se familiarizar desde cedo com as tecnologias facilitadoras para promover a sua transição.
Para aproveitar ao máximo as oportunidades criadas pelas novas tecnologias, a Educação precisa de uma revolução semelhante.
No entanto, a Educação 4.0 não deve apenas atender às expectativas da indústria, mas também deve considerar a experiência dos jovens ao longo dos últimos anos.
As novas tecnologias têm muitas aplicações no sistema educacional moderno, que podem melhorar significativamente a experiência de aprendizagem, tais como:
Flexibilidade: a integração das tecnologias digitais na Educação foi o motivo que permitiu, salvo as dificuldades para as séries iniciais, que a Educação continuasse ininterrupta durante a pandemia do COVID-19. Graças à tecnologia, não estamos falando de um ano perdido para os alunos, mas testemunhamos sua importância na Educação.
Aprendizagem à distância: as novas tecnologias possibilitam o ensino à distância tornando-o acessível a todos. Basta pensar no potencial que pode ter em estudantes que vivem em áreas remotas ou rurais. Essencialmente, o ensino a distância permite que eles frequentem praticamente qualquer escola que desejarem, independentemente de sua localização geográfica.
Aprendizagem personalizada: além disso, essa integração mais ampla da tecnologia permite uma experiência de aprendizado mais personalizada para os alunos. Com ferramentas como Inteligência Artificial e computação em nuvem, eles podem aprender em seu próprio ritmo. Esse novo tipo de aprendizado resulta em um impacto maior no desempenho e nas conquistas dos alunos.
Novo tipo de exames e ou avaliações: os exames são um dos piores pesadelos para os alunos durante os anos escolares. Muitos argumentam que os exames não são práticos, eles precisam acompanhar o processo evolutivo da aprendizagem. Como resultado, isso não corresponderá às capacidades reais dos alunos em seu primeiro emprego. Embora o conhecimento teórico possa ser testado por meio de um exame tradicional, a aplicação de seu conhecimento é melhor testada em projetos na área.
Aprendizagem baseada em projetos ou Cultura Maker: na abordagem orientada a projetos, da Educação 4.0, o aprendizado pode se tornar divertido e interessante. Aqui o aluno não se concentra muito no conhecimento teórico, mas busca, principalmente, desenvolver habilidades críticas para os alunos. Estas habilidades incluem gerenciamento de tempo, habilidades organizacionais e habilidades de colaboração (trabalho em equipe) para ajudar em seu futuro emprego. Accelerating Education 4.0 in the Economic Recovery Report/2021 – The World Economic Forum.
Para acompanhar a mudança, é preciso quebrar os paradigmas educacionais tradicionais.
Os alunos devem ser adeptos das habilidades estabelecidas pela tecnologia em rápida mudança, devem ser conduzidos, mas nunca instruídos, a informação deve ser disponibilizada, mas não fornecida (diretamente) a eles.
A Educação 4.0 incorpora não só as novas tecnologias, como novas metodologias através da qual os alunos desenvolvem a sua aprendizagem.
Nesta modalidade, é imperativo que o aluno seja ativo no processo, ou seja, precisa protagonizar seu próprio aprendizado.
Nós, aqui do GALILEU, já abordamos dois temas que são pertinentes à chamada Educação 4.0, um é “Metodologias ativas – Uma reflexão necessária e urgente” e o outro é “A urgência da alfabetização digital nas escolas“.
Os Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Malásia, assim como vários países da Europa, já há alguns anos, vêm implementando essa nova configuração no ensino e na sala de aula.
Um relatório publicado pelo Parlamento Europeu, aborda esses temas como uma questão de sobrevivência de seus membros, pois toda a cadeia produtiva destes países, bem como a sua competitividade estarão atrelados a essa nova arquitetura da educação.