Como preparar crianças e jovens para aprender com senso crítico e responsabilidade?
Educação midiática não é um termo novo, tampouco surgiu por conta dos meios digitais, ela está aí desde o surgimento do rádio, pois este era um aparelho que “conversava” com as crianças, além de seus próprios pais.
A educação formal reagiu ao desenvolvimento da comunicação. É o processo de ensino e aprendizagem sobre a mídia que envolve a aplicação do senso crítico.
Afinal, qual o conceito da Educação Midiática?
O que chamamos de “educação midiática” hoje é um termo que abrange os princípios de muitas terminologias. Se trata do conjunto de habilidades necessárias para se ler, analisar, produzir comunicação e também exercer a cidadania.
Encoraja uma abordagem em sala de aula, baseada em perguntas como:
- Quem criou essa mensagem? Qual é o propósito?
- Qual é o público que essa mensagem quer atingir? Por quê?
- De que ponto de vista essa história está sendo contada? Só existe um lado dessa história?
- Como diferentes pessoas ou mesmo públicos interpretam essa história?
Estão abrigadas sob esse conceito, a fluência e ética digitais, a leitura crítica dos meios e a livre expressão dos estudantes.
Um bom exemplo é a era de “poluição informacional” em que vivemos, diferenciar uma fake news de sátira tem se tornado cada vez mais difícil, uma vez que vivemos em uma realidade que a informação chega de forma fácil para o indivíduo. Somos todos criadores de conteúdos, sendo que esses podem ser criados em ferramentas acessíveis, podendo gerar problemas de desinformação.
Atualmente, temos que ter as habilidades necessárias para saber encontrar a informação que precisamos, decodificar textos em vários formatos e linguagens, ler criticamente e entender sua natureza, de onde vem, quem publicou, com qual intenção, e saber se é confiável ou não. Tudo isso faz parte das habilidades necessárias para construir conhecimento e formar cidadãos conscientes.