A leitura, desde os primórdios da civilização, tem sido reconhecida como um pilar fundamental para o desenvolvimento humano. Através dela, nos conectamos com o saber acumulado ao longo da história, expandimos nossos horizontes, aprimoramos nossas habilidades cognitivas e cultivamos a criatividade.
No âmbito da aprendizagem, a leitura assume um papel ainda mais crucial.
É por meio da leitura que nos aprofundamos em diferentes áreas do conhecimento, adquirimos novas informações, construímos conhecimentos e desenvolvemos a capacidade de pensar criticamente.
Emílio Sánchez Miguel, pedagogo espanhol e autor de “Leitura na Sala de Aula: Como Ajudar os Professores a Formar Bons Leitores”, ressalta a importância da leitura como uma ferramenta essencial para o aprendizado e o desenvolvimento intelectual.
Essa afirmação realça a profunda conexão entre a leitura e o processo de aprendizado, sugerindo que a leitura não é apenas uma atividade passiva, mas uma ferramenta ativa que estimula a mente, enriquece o vocabulário, expande a compreensão e promove o pensamento crítico.
Daiane Marques Silva e Gustavo de Val Barreto, argumentam que a leitura é um processo complexo que envolve diversas áreas do cérebro, incluindo o processamento visual, fonológico, semântico e linguístico.
Compreender como essas áreas se conectam auxilia no desenvolvimento de métodos de ensino mais eficazes, como o ensino dos sons das letras (fonemas) e a oferta de oportunidades de leitura.
Segundo os autores, a neurociência ainda está em desenvolvimento nesse campo, mas pesquisas já fornecem informações valiosas para o aprimoramento do ensino da leitura para todas as crianças. Artigo: “As contribuições da neurociência para a aprendizagem da leitura na alfabetização.”
Roman Jakobson, linguista russo, acentua que “a leitura é uma atividade criativa que exige do leitor a capacidade de interpretar e construir significados a partir do texto”. Ele destaca a interpretação como parte fundamental da leitura criativa.
Podemos aprofundar essa ideia reconhecendo que um único texto pode gerar diversas interpretações válidas, moldadas pelas experiências, conhecimentos e perspectivas de cada leitor.
Essa multiplicidade de leituras enriquece a experiência literária e demonstra o poder criativo da mente humana.
Para Jakobson, a leitura vai além da decodificação de palavras, é um diálogo entre leitor e autor.
O leitor ativo constrói pontes entre sua realidade e o universo ficcional, tecendo relações entre as ideias do autor e suas próprias experiências. Essa troca gera novas significações e aprofunda a compreensão do texto/obra.
Ao ler, o leitor não apenas recebe informações, como também recria o mundo apresentado pelo autor. Através da imaginação, visualização e construção de imagens mentais, o leitor dá vida à história, tornando-se coautor da obra. Essa recriação é um ato essencialmente criativo. JAKOBSON, Roman, 2012.
George R. Stewart, historiador norte-americano, salienta que “a leitura é uma viagem através do tempo e do espaço, que nos permite conhecer diferentes culturas e civilizações”.
É possível enriquecer essa ideia reconhecendo a riqueza e a profundidade das experiências que a leitura oferece.
Ela não é apenas uma forma de adquirir conhecimento sobre o passado ou culturas diferentes; ela é uma ferramenta poderosa que permite aos leitores desenvolver empatia, inspirar-se e criar, desenvolver habilidades de pensamento crítico, ganhar uma perspectiva global, aprender com o passado para informar o futuro, descobrir mais sobre si mesmos, se tornar mais conscientes da importância da preservação cultural e se conectar com ideias e sentimentos que transcendem barreiras. Para o autor, essa viagem literária é uma jornada que enriquece a mente, o coração e a alma, permitindo que os leitores se conectem com o passado, presente e futuro de maneiras profundas e significativas.
Confúcio, um dos filósofos mais influentes da história da China, ressaltava a importância da leitura como uma chave fundamental para o conhecimento. Para ele, a leitura não era apenas uma atividade intelectual, mas uma prática essencial para o desenvolvimento pessoal e para a construção de uma sociedade mais justa e próspera.
Segundo Confúcio, a leitura é uma ferramenta poderosa para o autoaperfeiçoamento. Através da leitura, os indivíduos podem expandir seus horizontes, adquirir novas perspectivas e aprender com as experiências de outras pessoas.
Isso permite que eles cresçam em sabedoria, compreensão e caráter, preparando-os para enfrentar os desafios da vida com mais confiança e discernimento.
Incentivar as crianças a ler pode ser um desafio nos dias de hoje, mas aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:
- Leitura em voz alta: comece lendo para o seu filho, isso pode ajudar a despertar o interesse pela leitura e criar uma associação positiva com os livros.
- Escolha livros de interesse: se o seu filho gosta de animais, por exemplo, escolha livros sobre animais. A leitura será mais atraente se o conteúdo for do interesse deles.
- Crie uma rotina de leitura: estabeleça um horário de leitura diário. Isso pode ser antes de dormir ou em um momento tranquilo durante o dia.
- Seja um modelo de leitura: as crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos. Portanto, deixe seu filho ver você lendo regularmente.
- Use a tecnologia a seu favor: existem muitos e-books e aplicativos de leitura interativos que podem tornar a leitura mais divertida para as crianças.
- Incentive a leitura independente: à medida que seu filho se torna um leitor mais confiante, incentive-o a ler por conta própria.
- Faça perguntas sobre a história: isso pode ajudar a melhorar a compreensão de leitura do seu filho e tornar a leitura uma atividade mais interativa.
- Lembre-se, o objetivo é fazer da leitura uma atividade prazerosa, não uma tarefa.
Feliz leitura!
Conclusão
A leitura, portanto, não se limita apenas à decodificação de palavras e frases. Ela é um processo complexo que envolve a compreensão, a interpretação, a reflexão e a crítica.
Através da leitura, somos capazes de ampliar nosso vocabulário e aprimorar nossa comunicação. A leitura nos expõe a diferentes formas de expressão, o que contribui para o desenvolvimento da nossa linguagem e da nossa capacidade de se comunicar.
A leitura nos permite analisar informações, questionar preconceitos e formar nossas próprias opiniões.
Maurilio Jarduli é colunista do Blog GALILEU, atuou como Conselheiro Pedagógico por 15 anos, e é pós-graduado em Gestão Estratégica/Governança Corporativa – USP.