No início dos anos de 1920 começou a ser constituído o método de ensino construtivista pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget.
A educação brasileira têm convivido com o Construtivismo piagetiano desde a década de 1970, momento em que sua disseminação começou a intensificar-se em nosso país.
Princípios do Construtivismo
- aluno como protagonista do processo pedagógico;
- o nível de amadurecimento de cada estudante é respeitado;
- o ensino é visto como processo dinâmico, em que o aluno interage, e não estático, como acontece com frequência em métodos pedagógicos tradicionais;
- respeito aos limites de aprendizado de cada aluno;
- o conhecimento é construído a partir de conceitos e aprendizados anteriormente dominados pelo indivíduo.
Ideias ou conhecimentos prévios podem ser tomados como conteúdos ou como esquemas/estruturas. E a ideia de construção para o Construtivismo piagetiano se aplica especialmente aos segundos e não aos primeiros.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
As propostas das práticas construtivistas trazem também como consequências positivas a valorização do processo de aprendizagem pelo aluno, pois há uma maior significação dos conteúdos para ele; maior dinamismo na atuação do professor porque sem a obrigação dos afazeres tradicionais, tem mais oportunidade de ser construtivo, reflexivo, pesquisador e aberto ao diálogo com os alunos, que passam a intervir decisivamente nos processos pedagógicos; uma sala de aula menos silenciosa abrindo lugar para a experimentação, a espontaneidade, o ruído e a inquietação do aluno.
Como já dito anteriormente, é importante destacar que Piaget, considerando a construção do conhecimento um processo individual, prioriza o ponto de vista da criança.
Dessa forma, quando se ensina alguma coisa para a criança há a possibilidade dela realizar uma descoberta por si mesma.
Esse é um aspecto significativo para o trabalho de um professor construtivista de base piagetiana.