O papel essencial do professor na educação do século 21

O papel essencial do professor na educação do século 21

O papel do professor na educação sempre foi fundamental, mas no século 21 ele se torna ainda mais vital devido às rápidas mudanças tecnológicas e sociais.

A formação continuada dos educadores é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos e garantir uma educação de qualidade.

Este artigo explora o papel essencial do professor, a importância de sua formação continuada e como isso impacta positivamente sua competência e didática. 

O professor não é apenas um transmissor de conhecimento, mas um facilitador da aprendizagem, um guia que ajuda os estudantes a desenvolverem suas habilidades críticas e a serem cidadãos ativos na sociedade. 

A formação inicial dos professores é apenas o começo de um processo contínuo de desenvolvimento profissional. A formação continuada é vital para que os professores possam atualizar seus conhecimentos e práticas pedagógicas. Para Philippe Perrenoud (1999), “a formação contínua dos professores deve ser vista como um processo permanente e indispensável para a adaptação às novas exigências educacionais”. Isso significa que a educação de qualidade exige professores que estejam sempre aprendendo e evoluindo.

Para Dewey, que dedicou uma vida inteira como educador, o professor deve atuar como um facilitador, orientando os alunos na construção do conhecimento a partir de suas experiências concretas. Sua função é proporcionar experiências significativas que desenvolvam a autonomia e o crescimento do educando.

Dewey defende a pedagogia centrada no aluno, valorizando seus interesses, conhecimentos prévios e necessidades. Para ele, o objetivo é educar a criança como um todo, visando seu crescimento físico, emocional e intelectual. 

A formação continuada tem um impacto direto na competência e didática dos professores. Segundo Nóvoa (1992), “a formação de professores deve ser compreendida como um processo que envolve a prática reflexiva, a cooperação entre pares e a atualização contínua de conhecimentos”.

A prática reflexiva permite aos professores analisar suas práticas pedagógicas e identificar áreas de melhoria. A cooperação entre pares, por sua vez, promove a troca de experiências e a construção coletiva de soluções para os desafios educacionais.

Os desafios educacionais do século 21 incluem a integração da tecnologia, a inclusão de alunos com necessidades especiais e a promoção de uma educação que valorize a diversidade cultural e social. Para Moran (2015), “os professores devem estar capacitados para utilizar as novas tecnologias de forma pedagógica, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa”.

Além disso, a formação continuada deve abordar temas como a educação inclusiva e a diversidade, preparando os professores para atender às necessidades de todos os alunos.

A atuação do educador é primordial na construção dos pilares que sustentam a educação. Sua formação continuada é fundamental para garantir que ele esteja preparado para enfrentar os desafios atuais e oferecer uma educação de qualidade.

Como afirmam Imbernón e Bonafé (2010), “a formação contínua deve ser vista como um direito e um dever dos professores, para que possam responder às exigências de uma educação em constante transformação”. Assim, investir na formação contínua dos educadores é investir no futuro da educação.

Características indispensáveis de um bom professor

As características fundamentais de um bom professor incluem uma combinação de habilidades técnicas, competências interpessoais e uma abordagem pedagógica eficaz. Com base nos autores consultados, podemos destacar as seguintes características:

Paixão pela Educação e pelos educandos 

Um bom professor é afetivo e ama o que faz, tem um genuíno interesse nos alunos. Essa paixão motiva os professores a se esforçarem para criar ambientes de aprendizagem ricos e envolventes. Recebe os alunos com um sorriso, cumprimenta-os pelo nome, age com ética e estabelece regras claras e justas, com firmeza, mas também com compreensão.

Mediador do conhecimento

Em vez de meramente transmitir informações, um bom professor facilita a aprendizagem, ajudando os alunos a construir seu próprio entendimento. Isso envolve adaptar o conteúdo e as metodologias de ensino às necessidades individuais dos alunos.

Empreendedor e tecnológico 

Professores eficazes buscam inovar em sua prática pedagógica, integrando tecnologias educacionais e abordagens empreendedoras para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos. Eles incentivam a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.

Comprometimento responsável

Um bom professor está comprometido com a excelência em sua prática docente. Isso inclui investir em sua própria educação continuada, estar atualizado sobre as últimas pesquisas e tendências educacionais e buscar sempre formas de melhorar a si mesmo e ao seu ensino.

Conhecimento e atualização constantes 

Manter-se atualizado em sua área de especialização e buscar oportunidades de desenvolvimento profissional são essenciais. Um bom professor compartilha seu conhecimento recentemente adquirido com os alunos, enriquecendo assim o processo de aprendizagem.

Clima de aula positivo

Criar um ambiente de aprendizagem positivo, onde os alunos se sintam seguros e livres para fazer perguntas, expressar opiniões e aprender uns com os outros, é essencial. Isso inclui tratar todos os alunos com igualdade, promover a resolução de conflitos e manter a calma na sala de aula.

Organização e Planejamento

Ser capaz de organizar efetivamente as atividades de aprendizagem e dedicar tempo para planejar as aulas é fundamental. Isso garante que o conteúdo seja apresentado de forma clara e compreensível, facilitando a aprendizagem dos alunos e a disciplina da turma.

Respeito e cuidado 

Tratar os alunos com cuidado e respeito, perceber suas dificuldades de aprendizagem e ajudá-los a refletir são aspectos importantes da prática de um bom professor. Dar liberdade e encorajar os alunos a fazerem perguntas e emitirem opiniões é vital neste processo.

Essas características destacam a importância do papel do professor na educação. Ser um bom professor envolve não apenas dominar o conteúdo, mas também conectar-se com os alunos de maneira significativa, facilitar a aprendizagem, modelar valores e comportamentos positivos e estabelecer vínculos afetivos.

Conclusão

O papel do professor na educação do século 21 é essencial. Mais do que um mero transmissor de conhecimentos, o professor é um agente transformador, responsável por preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.

Para cumprir essa missão, é fundamental que o professor esteja em constante processo de formação e atualização. A formação continuada permite que os docentes acompanhem as rápidas mudanças tecnológicas e sociais, aprimorem suas práticas pedagógicas e desenvolvam habilidades essenciais para a educação neste mundo cada vez mais conectado.

Professores que investem em sua formação continuada demonstram um compromisso com a excelência em sua prática docente. Eles buscam inovar, integrar tecnologias educacionais e adotar abordagens empreendedoras para criar ambientes de aprendizagem ricos e envolventes.

Além disso, cultivam características indispensáveis, como paixão pela educação, habilidades de mediação do conhecimento, organização e planejamento, e um genuíno respeito e cuidado com os alunos.

Ao assumir esse papel transformador, o professor contribui decisivamente para a formação de cidadãos críticos, criativos e engajados, capazes de enfrentar os grandes desafios e construir um mundo melhor. Investir na valorização e no desenvolvimento dos professores é, portanto, um imperativo para a educação contemporânea.


Maurilio Jarduli é colunista do Blog GALILEU, atuou como Conselheiro Pedagógico por 15 anos, e é pós-graduado em Gestão Estratégica/Governança Corporativa – USP.

Referências

Perrenoud, P. (1999). Diez Nuevas Competencias para Enseñar. Graó.

Nóvoa, A. (1992). Professores: Imagens do Futuro Presente. Educação & Realidade.

Moran, J. (2015). A Educação que Desejamos: Novos Desafios e Como Chegar Lá. Papirus.

Imbernón, F., & Bonafé, M. (2010). Formación del Profesorado y Profesión Docente. Octaedro.
Dewey, J. Interesse e esforço. In: Vida e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

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