O papel fundamental da tarefa de casa no desenvolvimento da aprendizagem

Lição de Casa

A tarefa de casa, também conhecida como lição de casa, é uma prática educativa fundamental que tem sido debatida por educadores e pesquisadores ao longo dos anos.

Embora sua eficácia às vezes seja questionada, a tarefa de casa desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, promovendo a consolidação de conceitos, habilidades de estudo e autonomia.

Exploramos, a seguir, a importância dessa prática com base em evidências e citações de autores e pesquisadores reconhecidos por suas pesquisas educacionais.

Uma das principais razões pelas quais a tarefa de casa é importante é sua capacidade de consolidar conceitos e habilidades ensinadas em sala de aula.

Como afirma Harris Cooper, um renomado pesquisador em educação, em seu livro “The Battle Over Homework”, “A tarefa de casa serve para consolidar o que foi aprendido durante o dia de aula e preparar os alunos para aprender novos materiais”.

Quando os alunos praticam o que aprenderam em casa, têm a oportunidade de revisar e reforçar o que foi ensinado, o que contribui muito para o processo de aprendizagem.

Efeitos da lição de casa sobre o desempenho acadêmico dos estudantes, na visão de Harris Cooper:

  • Cooper destaca que o bom senso é fundamental. Ele reafirma a importância de encontrar um equilíbrio saudável na quantidade e na natureza das tarefas de casa, evitando tanto a sobrecarga excessiva quanto a falta de desafio.
  • Uma outra preocupação de Cooper é o papel essencial dos pais na supervisão e apoio às tarefas de casa, ressaltando que seu envolvimento pode impactar positivamente o desempenho acadêmico dos estudantes.
  • O autor sugere que as escolas devem desenvolver estratégias claras e eficazes para atribuir, monitorar e revisar as tarefas de casa, garantindo que sejam relevantes e benéficas para o aprendizado dos alunos.
  • Cooper incentiva uma reflexão crítica sobre a prática das tarefas de casa, tanto por parte dos professores e equipe escolar quanto dos pais, encorajando-os a considerar as evidências e adaptar as abordagens conforme necessário.

Além de fortalecer conceitos, a tarefa de casa também desempenha um papel importante no desenvolvimento de hábitos de estudo e autonomia nos alunos.

Conforme argumentado por Jean Piaget, renomado psicólogo do desenvolvimento, em seu trabalho seminal “A Epistemologia Genética”, a autonomia é essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

A tarefa de casa proporciona aos alunos a oportunidade de praticar habilidades de organização, gerenciamento de tempo e autodisciplina, que são essenciais para o sucesso acadêmico e para a vida em geral.

Outro aspecto importante da tarefa de casa é sua contribuição para a preparação dos alunos para avaliações e exames.

Ao praticar regularmente os exercícios em casa, os alunos desenvolvem confiança em suas habilidades e se tornam mais aptos a lidar com o estresse associado a testes formais.

Como observado por Linda Darling-Hammond, educadora e pesquisadora de renome, em seu livro “The Flat World and Education”, “A tarefa de casa oferece aos alunos a oportunidade de aplicar o que aprenderam e identificar áreas em que precisam de mais prática antes de uma avaliação”.

John Hattie, enfatiza que a qualidade das tarefas de casa faz muita diferença. Ele argumenta que as tarefas de casa mais eficazes são aquelas que são relevantes para o currículo, desafiadoras o suficiente para estimular o pensamento crítico e fornecem feedback útil aos alunos.

Além disso, ele destaca a importância de os professores fornecerem apoio e orientação aos alunos ao completarem as tarefas, ajudando a maximizar seu impacto.

Conclusão

A tarefa de casa desempenha um papel vital no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Além de consolidar conceitos e habilidades, ela promove hábitos de estudo e autonomia, prepara os alunos para avaliações e exames e fortalece a parceria entre a escola, os alunos e suas famílias.

No entanto, é importante que os professores elaborem as tarefas de modo que tenham sentido, que sejam desafiadoras e adequadas à idade e ao nível de habilidade dos alunos, garantindo que essa prática seja realmente benéfica para o processo de aprendizagem.

Por meio de citações de alguns autores pesquisadores, como Harris Cooper, Jean Piaget, Linda Darling-Hammond e John Hattie, podemos entender a importância da tarefa de casa como uma ferramenta eficaz para promover o sucesso acadêmico e o desenvolvimento holístico dos alunos.


Maurilio Jarduli é colunista do Blog GALILEU, atuou como Conselheiro Pedagógico por 15 anos, e é pós-graduado em Gestão Estratégica/Governança Corporativa – USP.

Experimente o GALILEU

Para ter acesso ao Portal dos Pais e Alunos, você deve ter um usuário e senha gerado pela sua instituição de ensino. Não é possível criar uma conta de aluno ou responsável através deste site.

Caso você não tenha recebido os dados de acesso, entre em contato com a instituição de ensino responsável.

Ao informar os dados eu estou de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso