Planejamento, para nós aqui do GALILEU, é como uma estrada que tem início, percorre um caminho com vários obstáculos, com curvas e pontes e, ao final, encontra o seu destino.
Para Silveira Bueno, planejamento é “projetar, planificar, elaborar”. Segundo Sawyer, apud Henry Minzberg, planejamento é a “ação traçada antecipadamente” e Fayol dizia que planejamento é um “olhar à frente”. Já José G. Sacristán define planejamento como “dar um tempo para pensar a prática”.
Em linhas gerais, planejar é fazer o possível para antever o futuro.
Na educação ou em qualquer atividade, o planejamento é um instrumento essencial para se chegar no objetivo almejado.
No caso das escolas, não há uma receita específica, cada uma o elabora com base em sua cultura organizacional, considerando sua prática pedagógica, seus princípios e valores e, é claro, o que orienta a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
O planejamento pedagógico é parte integrante do planejamento estratégico da escola.
Na educação básica, o objetivo alvo a ser alcançado é a aprendizagem das crianças e adolescentes.
Assim devem convergir o planejamento pedagógico e a mecânica pela qual a equipe pedagógica, composta pelos professores, coordenador e o diretor pedagógico, deverá seguir no novo ano letivo.
Como elemento do planejamento estratégico da escola, é premissa básica do pedagógico de que os fatores críticos de sucesso (do inglês Critical Success Factor – CSF) devam estar claros, sedimentados e orientados para a aprendizagem dos alunos, sempre considerando, como dissemos acima, a missão da escola, seus princípios e valores. Pois estes influenciam os demais objetivos a serem alcançados, como a manutenção ou melhoria dos indicadores econômico-financeiros da escola.
Então, o planejamento pedagógico dá o norte e, no seu entorno, toda a equipe pedagógica da escola, bem como seus colaboradores, devem estar alinhados com seu objetivo alvo.
Neste cenário, o professor é quem vai consolidar as ações em sala de aula, fazendo os devidos ajustes na rota do plano, com as intervenções didático-pedagógicas necessárias, com o apoio do coordenador pedagógico e equipe.
O planejamento pedagógico carrega em seu bojo o histórico de sucesso ou insucesso do processo de ensino-aprendizagem, plano político pedagógico, plano de ensino, plano de aula, competências, recursos a serem utilizados, tecnologia de apoio, etc.
Para o professor, é sua principal ferramenta de trabalho, a essência da ação educativa em sala de aula.
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Até a próxima!