Um dos maiores pesadelos de qualquer escola privada é a perda de alunos.
Mas afinal, quais são os motivos que levam um aluno sair da sua escola?
Quais medidas você pode fazer para evitar esse problema?
Uma coisa é certa: a perda de um aluno deve acender uma luz de alerta, a qual nunca deve ser menosprezada.
A saída de um aluno pode envolver inúmeros fatores, que vão desde insatisfação com a escola, problemas financeiros, concorrência e até mesmo a sensação de falta de comunicação.
IDENTIFICANDO O PROBLEMA
O papel da escola deve ser de investigação, e entender a origem do problema.
Toda boa empresa deve prezar pelo relacionamento com seus clientes. E não é diferente com a sua escola, afinal, ela é uma empresa.
Quando um cliente se sente descartável, isolado, sem acesso a empresa e com grandes dificuldades de contato, isso certamente irá gerar uma grande insatisfação.
Para compreender a origem do problema, o ponto de partida é uma boa conversa entre os responsáveis pela escola, os pais e alunos.
Tudo pode ser resolvido precocemente com uma conversa franca entre as partes.
COMUNICAÇÃO DEFICIENTE
Um dos grandes problemas que ocasionam a perda de alunos é exatamente a deficiênciana comunicação entre a escola e os responsáveis.
Por um lado, os pais se sentem deixados de lado, tratados com certa dose de desprezo, principalmente quando a escola peca no quesito comunicação.
Lembre-se da velha máxima: “a primeira impressão é a que fica“.
Caso sua instituição possua um falho processo de comunicação, a hora é de aceitação, entender que há uma problema, corrigi-lo imediatamente e acompanhar com carinho todo processo.
Uma escola que não se comunica com seus clientes, que não gera relacionamento, que não se aproxima da família, corre o risco de perder alunos e ainda ser mal falada nos grupos de país.
Fique atento!
CRISE FINANCEIRA
Quem nunca passou por um momento de crise financeira?
Em cenários de grandes incertezas, seja por instabilidade no emprego ou por redução de custos, um dos primeiros gastos a ser cortado é a escola particular.
E por que a escola? Pelo valor da mensalidade escolar.
Nesses casos, quando os responsáveis decidem tirar o filho da escola, alegando problemas financeiros, é vital compreender a situação e tentar encontrar uma solução.
Vale se antecipar ao problema, verificando o extrato financeiro dos responsáveis com a escola, tempo de parceria, pagamentos em dias, etc.
Facilite a negociação, parcele as possíveis mensalidades atrasadas, rateie as mensalidades seguintes, diversifique a forma de pagamento, faça o possível para que o aluno permaneça em sua escola.
Aqui vale até mesmo uma permuta, caso os responsáveis possam executar algum serviço para a escola em troca da mensalidade.
Os clientes que são ajudados nos momentos de dificuldades tendem a ter um sentimento de reciprocidade.
Estenda a mão amiga nesse momento.
CONCORRÊNCIA BATE À PORTA
Haverão casos em que a saída de um aluno não está relacionada a problemas de comunicação ou financeiros.
Com a decadência do ensino público, houve uma demanda enorme no mercado por instituições privadas de ensino.
Ao longo dos últimos anos, muitas escolas foram abertas, oferecendo ensinos diferenciados e com diversos outros benefícios aos alunos e seus responsáveis.
Vale ressaltar que, os pais são os grandes clientes a serem conquistados, e não necessariamente os alunos.
Execute campanhas que envolvam os pais, que tragam-os para dentro da escola, onde eles possam se sentir acolhidos e seguros em confiar os seus filhos em sua escola.
Manter sua instituição atualizada, envolvida com a família, e principalmente, evoluindo com o passar do tempo, são fatores que poderão evitar a transferência de alunos para a concorrência.
Não se acomode, mantenha a sua escola atualizada e envolvida.
SE ANTECIPE AOS PROBLEMAS
Não há outro “remédio” melhor do que o diagnóstico precoce.
A melhor forma de não ser pego de surpresa, é se antecipar ao problema.
Mas como?
Problemas de comunicação tendem a ser facilmente resolvidos com uma automação de mensagens e comunicados aos pais e alunos.
Já foi o tempo de enviar comunicados por “caderninhos de recados“.
E não somente isso, um aplicativo onde os pais são informados sobre a vida escolar do aluno, de fácil acesso a todas as informações, é um grande passo para evitar problemas de comunicação.
Acompanhar de perto a saúde financeira dos responsáveis com a escola é essencial para se antecipar a problemas de inadimplência.
Um bom software de controle financeiro será necessário para ter acesso fácil e rápido a todas as informações necessárias.
Uma vez identificado atrasos e até inadimplência de alguma mensalidade, tome a iniciativa e chame os responsáveis para uma conversa franca.
Nada de acusações ou pressão, o objetivo é entender a situação da família e se colocar à disposição para ajudá-los.
Lembre-se sempre do gatilho da reciprocidade.
Dessa forma, um bom software de gestão escolar, como o GALILEU, poderá ajudar a sua escola a ter maior controle financeiro e pedagógico, além de melhorar a comunicação e a estreitar o relacionamento entre a sua escola, pais, alunos e professores.
Você quer fazer a sua escola crescer e ter sucesso?
Experimente o GALILEU gratuitamente, e comece uma transformação em sua escola.